top of page
Ághata Ramos, Agência Yaih

GOLPES EM SÃO LOURENÇO DO SUL

ISSO É GOLPE!



Yaih pessoal, tudo certo com vocês?

São Lourenço Do Sul sempre foi uma cidade bem tranquila dentro dos padrões do país, porém nos últimos anos a aplicação de golpes em nossa cidade vem aumentando de forma consistente, a maioria das pessoas ou já caíram em algum tipo de golpe ou conhecem alguém que já.

Os bandidos são criativos, todos os dias aparecem novas modalidades para prejudicar alguma pessoa inocente. Hoje a Yaih resolveu abordar os golpes mais comuns em São Lourenço Do Sul.




WhatsApp: Esse é o campeão diário de São Lourenço Do Sul, todo dia aparece alguém no facebook/Instagram alegando que seu número foi hackeado ou clonado.

Para entender melhor, na clonagem o golpista costuma ligar e inventar uma história para que a vítima informe um código que será enviado para o celular dela, ao mesmo tempo ele tenta logar na conta de WhatsApp da vítima que faz com que o app envie um código de verificação. Assim que a pessoa passa esse código, o golpista tem acesso ao aplicativo. Também há o golpe da criação de perfil falso, onde o bandido utiliza da foto de uma pessoa em um número de WhatsApp e se passa por ela, passando a pedir dinheiro para amigos e familiares ou realizando compras.




Falso Aluguel: Muito comum na temporada de veraneio, o golpe se baseia em anunciar nas

redes sociais casas e apartamentos para aluguel de temporada. Geralmente esses imóveis são anunciados como sendo perto da praia por um valor abaixo da média, o golpista anexa fotos da casa e exige um valor adiantado. Ao pagar o valor, o golpista some. Assim que a vítima chega no local, descobre que a casa não está disponível para alugar, surpreendendo os donos ou moradores da casa que não possuem conhecimento de que sua residência está sendo anunciada na internet para aluguel. Já houveram casos na nossa cidade de famílias inteiras virem de longe, as vezes até de outro estado, e se depararem com a suposta casa que alugaram com pessoas morando lá. Ao questionarem os verdadeiros donos da casa, descobrem que foram enganados.



Nude: Esse golpe está sempre marcando presença no jornal. Em sites de relacionamento e

redes sociais como o facebook é fácil criar perfis falsos e conversar com diversas pessoas, os golpistas costumam mirar em homens com mais de 35 anos e puxar conversas amorosas utilizando de um perfil falso se passando por mulheres jovens e bonitas. Após o flerte conseguem manipular uma troca de fotos íntimas, depois outra pessoa entra em cena, se dizendo ser pai ou advogado da pessoa da foto afirmando que o homem estava conversando com uma menor de idade e ameaça comunicar a polícia ou divulgar fotos da vítima. Exigem um valor alto de dinheiro e extorquem muitas pessoas.



Falso Pix/Depósito: Esse golpe pode ser aplicado tanto nos comerciantes quanto nas

pessoas comuns que querem vender algo pela internet. A estratégia do golpista é forjar um falso depósito e apresentar um comprovante falso ou adulterado para convencer a vítima a entregar o produto o mais rápido possível, a pessoa acredita que o valor vai cair na conta depois e quando percebe não recebeu o valor e perdeu a mercadoria. Esse golpe também pode ocorrer nas lojas como “ O Falso Pix ” em que o cliente apresenta um comprovante falso de transferência de Pix e o comerciante na pressa da rotina não confere se o dinheiro chegou na sua conta e libera o produto.





Como se prevenir?



• No WhatsApp, habilite a verificação em duas etapas e não forneça esse tipo de código por telefone. Mas, caso tu já tenhas sido vítima, tenta rapidamente deletar o aplicativo, baixar e registrar novamente. Caso isso não funcione, se o PIN for solicitado, insira o número errado até que o app seja bloqueado temporariamente. Avise seus contatos, por meio das redes sociais ou pessoalmente, sobre o risco de alguém pedir dinheiro em seu nome. Comunique a clonagem por e-mail ao WhatsApp (support@whatsapp.com) para que a conta seja bloqueada


• Se tu recebeu uma mensagem de um conhecido com um número diferente ou pedindo dinheiro, desconfie. Ligue para essa pessoa ou tenta contato pessoalmente para confirmar.


• Os golpistas usam da tática da pressa, com o argumento de fazer rápido para não perder a “oportunidade”, fique atento.


• Converse com sua família e amigos caso tenha dúvidas, os golpistas gostam de manter a vítima no telefone ou outros meios para que ela não busque informação e não seja alertada.


• Em aluguéis de imóveis, fique atento nos valores muito baixos, principalmente se o dono exigir adiantamento, tiver pressa para receber o dinheiro e se recusar a receber visita do locatário na suposta casa.


• Não entregue produtos sem a confirmação do depósito do dinheiro na sua conta, fique ligado ao “pix agendado”.


• Fique atento aos sites e aplicativos de compras, sempre verifique o perfil do vendedor e as avaliações de clientes passados.


• Nas redes sociais faça uma análise do perfil da pessoa em que está conversando, procure em mais de uma rede social e certifique-se de que é maior de idade. Não envie nada íntimo para pessoas desconhecidas.


• Se for vítima de algum golpe vá o mais rápido possível a delegacia de polícia e repasse o máximo de informações possíveis sobre o golpista


Ao passo que a tecnologia avança também surgem novos golpistas. Infelizmente todos os dias novos tipos de golpe são registrados nas delegacias, portanto sempre se deve ficar atento e informado.

Então pessoal, gostaram das informações? A Yaih enxerga a importância social de compartilhar essas informações com os lourencianos afim de prevenção, se você gostou do nosso conteúdo nos apoie e fica ligado no site e nas redes sociais!

Comments


bottom of page