Neste dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca, desde que a Volkswagen oficializou a data de 20 de janeiro de 1959, como o início da produção na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, de um dos carros mais queridos do povo brasileiro.
O nosso popular carrinho começou a ser produzido na Alemanha em 1938, sendo batizado como “Type 1”.
A produção brasileira teve uma interrupção na fabricação em 1986 até que, em 1993, o então presidente Itamar Franco, um entusiasta do modelo, estimulou o retorno da produção do Fusca.
Um veiculo colorido, compacto e de manutenção simples e barata, o carrinho ocupou a imaginação e a vida de muitos de nós.
É consenso entre os seus proprietários que tendo à mão um alicate e um pedaço de arame, toda manutenção no carrinho se torna possível.
Eu mesmo, ao longo dos anos, já possuí cinco exemplares do “besourinho”. Em tempos de estradas com pistas simples e movimentadas, fiz inúmeras viagens sozinho ou com a família entre Curitiba e São Lourenço do Sul e trago boas lembranças dessas aventuras!
Em tempos de carros modernos, a combustão e até mesmo elétricos, o nosso Fusquinha, simples e até rústico, ocupa e sempre ocupará um lugar de destaque no meu coração!
Atualmente, quando os carros antigos viraram motivo de culto e moda, o nosso Fusquinha está super valorizado, virando ainda mais um objeto de desejo de pessoas de todas as gerações.
Posso dizer que a aquisição de um outro Fusca está entre as minhas metas. É só uma questão de tempo. Fusca, Volkswagen; o carro do povo!
* Na imagem, o meu último Fusca.
Comments