Artur Eugênio Presser - Pastor da CECLSLS
- Guerda Maria Kuhn
- 4 de abr.
- 4 min de leitura
Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de São Lourenço do Sul:

Nascido em 1º de dezembro de 1970, na cidade de Tuparendi – noroeste do RS. Filho do Pastor Emérito Ênio Presser e da professora Soeli Presser. Casado com a professora de Educação especial e de Séries Iniciais Dirlene Marlei Grellmann Presser. É pai de Pedro Grellmann Presser (18 anos) e de Davi Grellmann Presser (12 anos).
Em 1975, a família paterna chegou em São Lourenço do Sul, quando seu pai assumiu a Paróquia da Boa Vista. Estudou do 1º ao 5º ano “primário” na Escola Municipal de São João da Reserva e concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch.
Pr. Artur guarda na memória de sua infância as lidas com seu avô na terra e no campo. Seu avô inclusive está sepultado em Picada Moinhos. Relembra com emoção dos banhos juvenis nos arroios aos domingos, as aventuras com os carrinhos de lomba e as inocentes brincadeiras de esconde-esconde, pega-pega ou jogo de bolita. Recorda do nome de cada uma de suas professoras e exalta a dedicação que tinha para orientá-lo na vida. Quanto aos seus pais, exalta a voz melodiosa de sua mãe ao cantar e o dom de seu pai e reger com maestria os corais mistos do interior de nosso município.
Em 1985, ingressou no Ensino Médio Técnico Pré-teológico da Escola Evangélica de Ivoti/RS. Em regime de internato, teve oportunidade de dedicar-se nas áreas linguísticas e humanas: estudou arte, música (violão, canto e trompete) e dedicou-se ao aprendizado de latim, grego e alemão.
Em 1989, prestou vestibular para a Escola Superior de Teologia – IECLB. Durante a formação, fez parte de um grupo de estudos sobre missão nas novas áreas de colonização no norte do Brasil (Rondônia). Este período foi essencial para confirmar a sua vocação pastoral. Conheceu realidades de vulnerabilidade social e trabalhou na área de visitação domiciliar.
Em 1994, recebe o grau de bacharel em Teologia e, em 1995, é designado para fazer o seu período de residência ao pastorado na Paróquia de Caxias do Sul.
Em 1996, foi enviado ao seu primeiro campo de trabalho pastoral na Paróquia Evangélica de Picada do Rio, interior de Agudo/ RS. Ali, pastoreou em 10 comunidades e em 7 pontos de pregação. O trabalho com jovens e acompanhamento espiritual às famílias prestes a serem desapropriadas por causa da eminente construção da Usina de dona Francisca, marcou este tempo de pastoreio.
No dia 11 de agosto de 1996, na localidade de Linha Boêmia/Agudo, é ordenado ao Ministério Pastoral da Palavra e dos Sacramentos, sob a seguinte passagem do Evangelho:
“Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1 Pedro 5.2-3)
Em 2.000, aceitou o desafio de assumir um novo campo de trabalho. Desta vez, em Corbélia no oeste paranaense. Por atender apenas uma comunidade e alguns pontos de pregação, lhe foi possível conhecer melhor as alegrias e as aflições de cada família. Sentiu a necessidade de aprofundar-se na área de Aconselhamento. Sendo assim, em 2005, concluiu a sua pós-graduação na área da Psicologia Pastoral. Desde então, paralelamente aos ofícios (batismos, casamentos e sepultamentos), o seu ministério prioriza o acolhimento às pessoas em suas mais diversas fragilidades.
No final de 2006, ao saber da vacância pastoral, vislumbrou a possibilidade de voltar “à terra que o viu crescer”. Em 2007, começa a servir com gratidão e alegria em São Lourenço do Sul. Desde então, além de pastorear os membros da Paroquia, tem representado a IECLB em diversos lugares e eventos da sociedade: escolas, solenidades, celebrações ecumênicas e festividades...
Pr. Artur, em 2023, recebeu o título de Cidadão Lourenciano pelo serviço prestado na sua visão permeada pela Teologia do cuidado sem fazer acepção de pessoas e pelo seu envolvimento sócio-cultural em São Lourenço do Sul. Lembramos que anualmente ministra com gratidão a Deus o culto de abertura da Südoktoberfest e Cultos Crioulo da Semana Farroupilha em CTG’s, piquetes ou nas comunidades cristãs.
Além disso, salientamos que o pr. Artur participou com suas composições musicais dos festivais “Pérola em Canto e Reponte da Canção”. Inclusive, obteve a premiação de melhor poesia do Perola em Canto com uma de suas musicas. Neste sentido, expressa gratidão pelo incentivo de Guerda Maria Kuhn e o ensino poético de Danilo Kuhn.
Também sou compositor de músicas Gospel e algumas estão no CD do Grupo Um Lugar ao Sol.
Enfim, o pastor Artur afirma que baseia o seu ministério pastoral e a sua vida nas palavras de Jesus Cristo, o nosso Salvador: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 22.37-39).
Comments